ACIA e COMDEFESA – GO participam de reunião na Embaixada da Suécia.

O Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – COMDEFESA-GO participou nesta terça-feira, dia 20, de uma reunião técnica na Embaixada da Suécia. O objetivo foi apresentar o Projeto do Polo de Defesa de Anápolis, as potencialidades e infraestrutura da cidade a fim de estabelecer futuras parcerias.

A comitiva foi recebida pelo embaixador, Per-Arne Hjelmborn, e equipe, no grupo também estavam presentes os executivos da SAAB, empresa fabricante dos Caças “Gripen”. O ex-presidente e conselheiro da ACIA, presidente da FIEG Regional Anápolis, vice-presidente da FIEG e vice-presidente do Comitê, Wilson de Oliveira, fez a apresentação do trabalho da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Ele enfatizou a importância histórica da ACIA para o desenvolvimento da região, como a contribuição para a implantação da Base Aérea de Anápolis, um dos destaques foi o Projeto Anápolis Global que mostrou todas potencialidades já existentes.

Os membros executivos do COMDEFESA-GO, fizeram a apresentação do Projeto do Polo de Defesa de Anápolis: o consultor jurídico, Sóstenes Arruda; o Coronel Aviador, Cícero Ceccato; o Coronel da reserva do Exército Brasileiro, Jorge Alberto Colpo e o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Cláudio Stacheira; também esteve presente um dos articulares do Comitê e diretor da ACIA, Baltazar José dos Santos.

O consultor Sóstenes fez o histórico de todas as ações que culminaram na criação do Projeto do Polo de Defesa. Também ressaltou a vanguarda do Projeto do Governo de Goiás sobre o “Tesouro Verde Estadual”. Trata-se de um instrumento de compensação socioambiental e que pode atrair para o estado recursos financeiros que podem contribuir para a estruturação de fundos de investimentos. Esse assunto foi muito bem recebido por parte da embaixada sueca que valoriza esse tipo de compensação ambiental.

O Coronel Cícero Ceccato explicou que Anápolis é um centro estratégico natural para treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e Exército, além de ser o local ideal para estabelecimento do Centro de Aquisições para o Ministério da Defesa.  E o professor Cláudio afirmou que o Projeto também engloba a parceria com a UEG, que já está desenvolvendo projetos na área de pesquisa para atender a demanda de mão de obra especializada do Projeto Gripen com estabelecimento de parcerias.

O Coronel Colpo aproveitou a oportunidade para convidar o embaixador e os executivos da SAAB para participar do Seminário de Defesa que será realizado em Anápolis, em maio deste ano.

O superintendente do Porto Seco Centro Oeste, Everaldo Fiatkoski, também participou do encontro e explicou as potencialidades logísticas de Anápolis pontuando que a Estação Alfandegária da cidade é a única no Brasil com autorização federal receber cargas militares. O embaixador Per-Arne Hjelmborn avaliou o encontro de maneira muito positiva e afirmou que vai organizar o encontro das Câmaras de Comércio Brasil-Suécia em São Paulo e que gostaria que o COMDEFESA-GO estivesse presente.