ACIA e FIEG lideraram comitiva de visita à São Paulo

A ACIA e a FIEG, patrocinadoras do COMDEFESA-GO, organizaram uma Comitiva para visitar Entidades e indústrias no estado de São Paulo

O empresário Anastacios Apostolos Dagios, presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis e também do Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – COMDEFESA-GO, juntamente com os membros executivos do Comitê, organizaram as visita à FIESP, ABIMDE e empresas ligadas ao setor da defesa em São Paulo.

As visitas aconteceram nos últimos dias 20 e 21 de março, fizeram parte do grupo o vice-presidente da FIEG, Wilson de Oliveira; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Francisco Pontes, representante do governador do Estado de Goiás; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Adriano Baldy e o presidente da Câmara de Vereadores, Amilton Batista Filho, além dos membros executivos do COMDEFESA-GO, o diretor da ACIA, Baltazar dos Santos; os consultores, Sóstenes Arruda, Cel. Av. da reserva, Cícero Ceccato e Cel. da reserva do Exército, Jorge Alberto Colpo.

A primeira reunião foi com a diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) na manhã de terça-feira (20). Foi apresentado o potencial de Anápolis para instalar um Polo da Indústria de Defesa e Segurança, o resultado foi o reconhecimento e o compromisso de apoio ao COMDEFESA-GO.

Na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, a comitiva almoçou com o Diretor Titular do Departamento da Indústria de Defesa da FIESP, Carlos Erane de Aguiar e com o Diretor Executivo de Projetos da Entidade, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, além da diretoria da FIESP. Na ocasião, as lideranças de Goiás estreitaram o relacionamento com a Federação do Estado de São Paulo, que é a maior instituição do seguimento produtivo do Brasil.

Na ocasião, o presidente Anastacios Apostolos Dagios fez a apresentação do Comitê e das potencialidades de Anápolis, com contribuições de sua equipe. Segundo ele, foi unânime a sensibilização de toda diretoria da FIESP que garantiu apoio ao projeto, considerado consistente e estratégico para o aprimoramento da segurança nacional. Por isso a delegação goiana foi muito elogiada pelos paulistas e convidada a participar das reuniões mensais da FIESP/COMDEFESA SP. O presidente declarou ainda que estas ações são estratégicas para a consolidação do Polo da Base Industrial de Defesa e implantação do Centro de Aquisições do Ministério da Defesa em Anápolis.

Visitas Técnicas

Na quarta-feira (21), o presidente Anastacios, acompanhado dos membros executivos do COMDEFESA-GO, realizou visitas técnicas a empresas do Grupo Embraer e do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Do grupo Embraer, estiveram presentes nas empresas Atech e Akaer, que estão trabalhando nos projeto dos Caças Gripen NG, que serão recebidos pela ALA 2 em Anápolis em 2021. No Parque Tecnológico de São José dos Campos, a comitiva esteve na IACIT (especializada no controle de tráfego aéreo e marítimo, defesa e segurança pública), que foi convidada e manifestou interesse em se instalar também em Anápolis devido à localização estratégica do município.

Todas as empresas visitadas e outras representadas por executivos nas reuniões manifestaram interesse de investimentos na cidade de Anápolis e participação no Seminário da ACIA / FIEG e COMDEFESA GOIÁS, que será realizado em Anápolis.