FIEG e ACIA criam Comitê de Assuntos de Defesa – COMDEFESA-GO

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Anastacios Apostolos Dagios, tomou posse como presidente do Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – COMDEFESA-Goiás. A solenidade de criação, instalação e posse dos membros foi conduzida pelo presidente da Federação, Pedro Alves de Oliveira, na última sexta-feira, dia 26, na sede da FIEG. Além do presidente Anastacios, fazem parte do grupo, o vice-presidente da FIEG e presidente da FIEG Regional de Anápolis, Wilson de Oliveira, que assumiu a vice-presidência do Comitê; os representantes de dezenas de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do estado de Goiás e mais cinco representantes de entidades setoriais ligadas à cadeia produtiva do setor.

O presidente Pedro Alves ressaltou a importância desse projeto para o Estado e sua abrangência para toda cadeia produtiva goiana, pois se trata de atender às necessidades de um setor que é estratégico para a soberania nacional, necessidades estas que vão além da produção de equipamentos bélicos, explicou. Ele também aproveitou a oportunidade para manifestar sua admiração pelos militares e a importância de se ter a consultoria técnica no COMDEFESA do Coronel Aviador da reserva da Força Aérea, Cícero Ceccatto e do Coronel da reserva do Exército Brasileiro, Jorge Alberto Colpo.

O presidente da ACIA e agora do COMDEFESA-Goiás, Anastacios Apostolos Dagios, relembrou a trajetória dos trabalhos em prol do Polo de Defesa e afirmou que o apoio da FIEG é decisivo para a aprovação junto aos governos estadual e federal de uma política de fomento do setor em Goiás, entre as prioridades está a instalação do Centro de Aquisições do Ministério da Defesa, que tem um investimento em torno de R$ 7 bilhões anuais, em alimentos, equipamentos, roupas e armas. Se as aquisições do Governo Federal forem feitas em Goiás, esse volume de compras renderá ao estado um incremento relevante de ICMS.  Anastacios Dagios pontuou que desde o início foi muito positivo o apoio do Governo de Goiás ao projeto, com respostas políticas e financeiras.

O secretário de desenvolvimento econômico e diretor da ACIA, Francisco Pontes, representou o governador Marconi Perillo, ele ressaltou a importância da implantação desse Centro de Aquisição não só para Anápolis, mas para todo Estado. Também parabenizou a Associação pela mobilização política em prol do Polo de Defesa. O coronel Luiz Felipe Garcia Fernandes, da Secretaria de Produtos de Defesa, representou o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e pontuou a importância estratégica de Anápolis pela centralidade geográfica e proximidade com a capital federal.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), as companhias que atuam no mercado de produtos de defesa e segurança geram atualmente aproximadamente 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, movimentando anualmente mais de US$ 3,7 bilhões, sendo US$ 1,7 bilhão em exportação e US$ 2 bilhões em importação. Além disso, o desenvolvimento dos componentes das aeronaves militares de combate Gripen fabricados pela sueca SAAB e do Sistema de Mísseis Astros torna Goiás um ponto natural de convergência da Base Industrial de Defesa e Anápolis é a cidade do Estado que reúne as condições mais vantajosas e seguras.