Solenidade de Posse do COMDEFESA-GO

O Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás – COMDEFESA – GOIÁS – é resultado de um conjunto de ações protagonizadas pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis iniciadas em 2015 a fim de que seja instalado na cidade de Anápolis um Polo da Base Industrial de Defesa. Devido a abrangência do Projeto foi necessário o apoio estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), responsável pela criação do Comitê.

O COMDEFESA tem a missão de promover a interação e a articulação da Indústria Goiana com as Forças Armadas, as Forças de Segurança estaduais, com os ministérios da Defesa, da Justiça, da Ciência e Tecnologia, do Planejamento e da Fazenda, estimulando o desenvolvimento tecnológico, a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa e segurança como segmento estratégico para a economia goiana.

O Comitê será composto pelos representantes de 24 sindicatos filiados à FIEG que atuam em segmentos relacionados à cadeia produtiva da indústria da defesa e segurança e de mais seis representantes de entidades setoriais ligadas à cadeia produtiva do setor e Instituições de Ensino e Pesquisa. Estes, serão indicados pelo Presidente do COMDEFESA, Anastacios Apostolos Dagios e nomeados pelo Presidente da FIEG, Pedro Alves, que vai presidir a solenidade de criação e instalação do Comitê, bem como de posse dos membros.

Solenidade COMDEFESA – GOIÁS:

Data: 26/01/2018. – Horário: 18h.
Local: Casa da Indústria – Av. Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco – Vila Nova – Goiânia.
Informações à imprensa:

ACIA: Leidiana Queiroz (jornalista) – 62 4014-7003/ 62 98626-6155
comunicacao2@aciaanapolis.com.br – leidiana.queiroz18@gmail.com

FIEG: Bárbara Romualdo (jornalista) – (62) 3219-1466
imprensa.fieg@gmail.com – barbara.fieg@sistemafieg.org.br

Histórico

Em 2015 a ACIA teve conhecimento de um estudo apontando Anápolis com condições favoráveis a um Polo da Base Industrial. Em junho de 2016, em Reunião Ordinária na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, o presidente Anastacios Apostolos Dagios recebeu o então Delegado Regional da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), o jornalista Gilberto Alves Marinho. Ele destacou que o eixo econômico Brasília/Anápolis/Goiânia, de acordo com estudos estratégicos do Governo Federal, vai ser, em 30 anos, o segundo mais importante do País, ficando atrás, somente, do eixo Rio/São Paulo. Isto significa mais investimentos públicos e privados, melhoria na qualidade de vida e mais avanços educacionais para a região e também alertou que as lideranças de Anápolis precisavam se mobilizar.

A partir das informações fornecidas pela ADESG, a ACIA intensificou a mobilização dos seguimentos: empresarial, universitário, classista, Base Aérea de Anápolis (FAB), Comando Militar do Planalto (Exército) e do Fórum Empresarial. Além de reuniões com o Governador de Goiás, Marconi Perillo; com o então presidente interino da República, Rodrigo Maia; com o ministro da defesa, Raul Jungman; participação no Congresso Polônia-Brasil; visita à Embaixada da Itália e participação no encontro das Câmara de Comércio Brasil-Argentina; realização de uma Audiência Pública para discutir o projeto com a sociedade; além da apresentação do mesmo em Reunião Ordinária da FIEG, que levaram às ações e decisão de criação do Comitê.