ACIA recebe visita do embaixador da Argentina

Criação da Câmara de Comércio Goiás-Argentina foi proposta no encontro.

O embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Margariños, visitou a Associação Comercial e Industrial de Anápolis na manhã desta segunda-feira (04), em seguida almoçou com empresários da cidade dos setores farmoquímico, colchoeiro, automobilístico e alimentício. O presidente da ACIA, Anastacios Apostolos Dagios; juntamente com os Superintendentes Executivos de Comércio Exterior, William O´Dwyer; e de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Medeiros, recepcionaram a comitiva argentina.

O presidente da ACIA, Anastacios Apostolos Dagios, apresentou a ACIA e o Projeto Anápolis Global, que mostra as principais potencialidades de Anápolis. O embaixador Carlos Margariños afirmou que tem interesse em aumentar o comércio com Goiás, pois o relacionamento entre Argentina e Brasil está concentrado em São Paulo e no sul do país e vê no Centro-Oeste um grande potencial a ser explorado.

O embaixador propôs à ACIA a criação da Câmara de Comércio Exterior Goiás–Argentina e pediu o apoio da Associação para concretização do projeto, o objetivo é proporcionar reuniões técnicas de negócios. O presidente Anastacios afirmou que a ACIA é a casa do empresário e está à disposição para a criação da Câmara de Comércio, bem como, propiciar ambiente de rodada de negócios, dentro da Câmara, para que a relação comercial entre os dois países seja intensificada.

Durante o almoço de negócios os empresários anapolinos que têm interesse no comércio com o país vizinho fizeram suas colocações, o diretor da ACIA e presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (SINDIFARGO), Marçal Henrique Soares, falou no interesse em fazer exportações para a Argentina e também importar alguns produtos. Também afirmou que para isso é preciso que os dois países criem as condições legislativas necessárias, o que poderá ser feito dentro da Câmara de Comércio Exterior.

O empresário e médico Samir Dahas Bittar, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Concessionários Hyundai e membro do Conselho da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)  afirmou que as entidades que representa estão  à disposição para facilitar o comércio de carros na Argentina e abertas às discussões na Câmara de Comércio; o empresário Moacir Melo fez perguntas a respeito de um fabricante de  espumas e possível fornecedor para o mercado brasileiro e o Coronel Cícero Cecatto chamou a atenção para o potencial de Anápolis na área de Defesa e que é preciso aumentar o diálogo entre Brasil e Argentina também nesta área.

O embaixador Carlos Margariños aproveitou a oportunidade para convidar o presidente Anastacios para participar da Reunião da Federação das Câmaras de Comércio Argentinas no Brasil, evento que será realizado em 20 e 21 próximos na Capital Federal.

Deixe seu Comentário