ACIA vai sediar Câmara de Comércio Exterior Goiás Argentina

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, visitou a Associação Comercial e Industrial de Anápolis, ele esteve acompanhado pela chefe de Gabinete da Embaixada, Júlia Lorenzo. Eles foram recebidos pelo presidente Anastacios Apostolos Dagios, pelo Superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O´Dwyer, e demais membros da diretoria Biênio 2017-2019.

O objetivo da visita foi oficializar a criação da Câmara de Comércio Exterior Goiás-Argentina. O Superintende William O´Dwyer ressaltou a importância do encontro, “é a afirmação de uma parceria concreta entre Goiás e a Embaixada Argentina no Brasil”, explicou. Também parabenizou o presidente Anastacios pelo empenho à frente da ACIA, sobretudo pela mobilização de criação do COMDEFESA-GO (Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás). A diretora de Indústria e Comércio da PrefeituraEva Cordeiro, aproveitou a oportunidade para afirmar que a Prefeitura de Anápolis está à disposição tanto da ACIA quanto da Embaixada para contribuir com a Câmara de Comércio Exterior Goiás – Argentina. O vereador de Anápolis Lélio Alvarenga e o prefeito de Teresópolis, Francisco Alves de Sousa e representando o Governador Marconi Perillo o assessor especial Michel Afif Magul, também estiveram presentes.

O embaixador Magariños apresentou o panorama político e econômico argentino, pontuando a Reforma Fiscal realizada em 2017, o que, segundo ele,  está propiciando ao país segurança econômica aos investidores e competitividade aos produtos estrangeiros. Também fez um histórico da criação das Câmaras de Comércio nos principais estados brasileiros e pontuou que o estado de Goiás é estratégico para a Embaixada pela forte economia, principalmente na área do agronegócio. Afirmou que escolheu a ACIA para sediar a Câmara de Goiás pelo forte envolvimento do empresariado anapolino, também destacou a liderança do atual presidente da Entidade.

O embaixador e a chefe de gabinete, Julia Lourenzo, também responderam diversas questões relacionadas ao Polo de Defesa de Anápolis, acordos do Mercosul que envolvem a Anvisa e reconhecimento de cursos superiores argentinos no Brasil; o presidente Anastacios complementou anunciando que a sala do empreendedor, que será um apoio à Câmara de Comércio, será inaugurada na próxima quarta-feira e tão logo a Câmara já esteja funcionando, estas e outras questões serão respondidas com maior agilidade.