ACIA: 82 anos construindo o desenvolvimento de Anápolis

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis completou, 82 anos de história, a ACIA é a mais antiga associação comercial do estado de Goiás e até hoje é referência para várias cidades goianas e brasileiras. A comemoração da data foi feita durante a 27ª Reunião Ordinária do biênio 2017/2019 e primeira reunião deste ano realizada no dia 07 de fevereiro.

O presidente Anastacios Apostolos Dagios conduziu a reunião que teve a participação dos ex-presidentes; o vice-presidente da FIEG e presidente da FIEG Regional Anápolis, Wilson de Oliveira; o atual presidente da AGR, Ridoval Chiareloto; e do Superintendente de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros Pinto. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Pedro Alves, e o Superintendente de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer também compuseram a mesa.

A história da ACIA foi contada por meio de um vídeo institucional que destacou a contribuição da Associação desde a chegada da estrada de ferro em Anápolis e a relevantes empreendimentos como a instalação da base aérea de Anápolis hoje ALA 2, a instalação do Porto Seco Centro Oeste e a decisiva participação para a construção do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).

Essa história foi complementada com a contribuição dos três ex-presidentes presentes que pontuaram que a força do associativismo se dá, sobretudo, por que as contribuições mensais que os associados fazem são voluntárias, bem como todo trabalho dedicado por parte dos diretores da Entidade.

Reconhecimento governamental

O secretário estadual de desenvolvimento econômico e diretor da ACIA, Francisco Pontes, representou o governador Marconi Perillo e ressaltou a importância histórica que a Associação tem para o desenvolvimento do estado, ao ler a carta que o governador endereçou ao presidente Anastacios e toda diretoria: “a história da ACIA se confunde com a história de Anápolis”, destacou. Francisco Pontes aproveitou a oportunidade para anunciar que o Centro de Convenções da cidade será inaugurado em 06 de abril próximo.

Homenagem Câmara

O vereador e pastor Elias Ferreira aproveitou a noite festiva para entregar ao presidente Anastacios uma “Moção de Aplauso” à ACIA pelas relevantes ações realizadas ao longo dos anos em favor do setor produtivo de Anápolis. O vereador enfatizou que a Moção foi aprovada em unanimidade pelo legislativo anapolino e que que se trata de um setor de fundamental importância para gerar emprego e renda aos lares dos cidadãos.

Ao final o Professor João Asmar ofereceu ao presentes um belo discurso de homenagem a entidade ressaltando que a história da cidade e da ACIA se cruzam ao decorrer de 8 décadas.

COMDEFESA-GO

Entre as principais ações da ACIA em 2018 está o avanço do projeto do Polo de Defesa de Anápolis, que passou a ter o apoio da FIEG, o presidente da Instituição, Pedro Alves de Oliveira, por sugestão do presidente Anastacios, decidiu criar o Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, que na prática tem o objetivo de que Goiás forneça desde alimentos a sofisticados equipamentos para as tropas do exército, aeronáutica e marinha. O presidente Pedro Alves elogiou o trabalho do presidente Anastacios e da equipe montada afirmando que a ACIA já levou o projeto praticamente pronto à FIEG, que apenas o endossou.

Inauguração ACIA Empresarial

Na segunda etapa da solenidade, a festa foi realizada no espaço recém-reformado, o Espaço ACIA Empresarial. A diretora da Entidade Juracy Alcântara desfez o laço de inauguração junto ao presidente Anastacios e os ex-presidentes Luiz Medeiros e Wilson de Oliveira.

A reforma foi um investimento da atual diretoria para proporcionar um confortável e amplo espaço para o atendimento aos empresários, associados, portadores do Cartão de Vantagens ACIA, para a emissão de guias, usuários da Rede Celular, Serasa Experian, CEAPE e emissão do Certificado Digital

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, prestigiou evento

O Ministro das Cidades afirmou que está à disposição para contribuir com a solução dos principais problemas de Anápolis, principalmente dos investimentos necessários para que não falte água aos anapolinos, também disse que é uma grande alegria participar das comemorações do aniversário de 82 anos da ACIA tanto como ministro, como sócio, pois as duas empresas que possui em Anápolis fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Anápolis.