Troféu Mulher Destaque 2017

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis homenageou nove mulheres que se destacaram no ano de 2017. A solenidade foi organizada pelas participantes da ACIA Mulher e teve a participação da senadora Lúcia Vânia.

O assunto principal da 31ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Biênio 2017/2019) foi a solenidade de entrega do “Troféu Mulher Destaque 2017”. Na programação, palestra sobre “O papel da mulher no mundo dos negócios” com palestrante Tânia Aparecida Silva, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e também a palestra da senadora Lúcia Vânia, sobre a importância da mulher na construção de um desenvolvimento sustentável em Goiás e no Brasil . A reunião foi conduzida pela vice-presidente da ACIA, a empresária Cleide Gomes Marques.

A vice-presidente explicou que as participantes da ACIA Mulher escolheram as homenageadas a partir de sete diferentes áreas: esporte, cultura, assistência social, empresária, jornalismo, educação militar e saúde. Cleide Marques também anunciou uma novidade, a categoria “Troféu Surpresa”, criado neste ano com o objetivo de reconhecer a diretoras e/ou participante da ACIA Mulher que se destacou, para isso foi realizada uma votação secreta e online.

A diretora para assuntos da Mulher Empresária, Raquel Maria Evangelista Souza, fez a apresentação das homenageadas e conduziu o sorteio dos brindes.

CATEGORIA “ESPORTES” – JANETE GOMES BARBOSA DA CRUZ.

Natural de Anápolis, atleta desde 1995, acumula diversos títulos, entre eles, o primeiro lugar do campeonato goiano de atletismo e o sulamericano de atletismo na maratona do Bicentenário da independência disputado em Assunção, Paraguai. A atleta integra a equipe Shorikan e busca competir em provas de longas distâncias.

CATEGORIA “CULTURA” – NATALINA FERNANDES CUNHA.

De Pilar de Goiás, veio para Anápolis em 1972; formada em Letras pela Uni-Evangélica, pós-graduada em Língua Portuguesa, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural; atriz; mãe de três filhos; participou da fundação da ULA (União Literária Anapolina); foi diretora da Biblioteca Municipal Zeca Batista; recebeu o título de cidadã Anapolina – concedido pela Câmara municipal de Anápolis e a distinção de Mérito Haydée Jayme Ferreira. Também é membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e uma das fundadoras da ANALE – (Academia Anapolina de Letras).

CATEGORIA “ASSISTÊNCIA SOCIAL” – VIVIAN CRISTINA ALBERNAZ TANÚS NAVES

Primeira Dama de Anápolis, mãe de quatro filhas, empresária na área da Educação; formada em Direito pela Universidade Católica de Goiás; pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas e já trabalhou como escriturária do Banco do Brasil.

 CATEGORIA “EMPRESÁRIA” – MARIA DAS GRAÇAS DE ALENCAR OLIVEIRA.

É empresária, Sócia fundadora da Contágio Moda Verão; casada, mãe de três filhos e líder classista, é diretora financeira do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis – SIVA. Também esposa do ex-presidente da ACIA, Wilson de Oliveira.

CATEGORIA “JORNALISMO” –  ELISÂNGELA NOGUEIRA CAVALCANTE.

É produtora na TV Anhanguera Anápolis desde o ano 2000; é natural de Anápolis, casada e mãe de um filho. Também é radialista e começou a carreira na área da comunicação em 1988 no Diário da Manhã, trabalhou por sete anos como produtora na Rádio Francisco.

CATEGORIA “EDUCAÇÃO” –  CLÁUCIA ALVES DA COSTA

Subcomandante do Colégio Estadual da Polícia Militar Doutor César Toledo – Anápolis. Na Polícia Militar do Estado de Goiás está no Posto de Capitão; casada; formada em Direito pela UniEvangélica e também Bacharel em Segurança Pública pelo curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Atua na PM de Goiás desde 2005 em diversos cargos de liderança.

CATEGORIA “MILITAR” – Drª TRÍCIA BARRETO DE MORAIS DO CARMO.

Major Médica da Aeronáutica na função de Ginecologista e Obstetra do Hospital da Base Aérea de Anápolis; também atua como ginecologista e Obstetra do Instituto da Saúde e efetiva na Prefeitura Municipal de Anápolis – GO; casada; formanda pela Faculdade de Medicina de Petrópolis no Rio de Janeiro; especializada em medicina Aeroespacial; em Ginecologia/Obstetrícia; Ultrassonografia Obstetrícia e Ginecológica e Auditoria Médica.

CATEGORIA “SAÚDE” – Drª GINA TRONCONI CAMPOS

Coordenadora do CTI Pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e coordenadora do serviço de Pediatria do Hospital Ânima Centro Hospitalar; formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena – Fundação Presidente Antônio Carlos e Pediatra pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria; especialista em medicina Intensivista; conselheira do Sindicato dos Médicos de Anápolis (SIMEA) e representante da Entidade no Conselho Municipal de Saúde; ex-vereadora no município de Anápolis de 2009 a 2012.

CATEGORIA “TROFÉU SURPRESA” – EVA MARIA CORDEIRO SANTOS

Com o objetivo de homenagear também as realizadoras do evento, que também são mulheres atuantes na sociedade, A ACIA criou o “Troféu Surpresa”. As diretoras e/ou participantes da ACIA Mulher elegem por meio de voto secreto e online uma homenageada. A participante mais votada para o ano de 2017 foi a economista Eva Maria Cordeiro Santos com 55.88% dos votos.
Membro da ACIA MULHER e Diretora de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo do Município de Anápolis; graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás; possui MBA em Marketing e Especialização em Docência Universitária e Metodologia de Ensino; professora universitária; atua nas áreas de Economia, Marketing e temas ligados a Gestão Corporativa. Também é colaboradora do Portal 6 de Anápolis.

Palestra: “Empreender para Crescer”

A 1ª palestra da noite foi a economista e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Tânia Aparecida Silva, que também faz parte da ACIA Mulher.

Com muito entusiasmo e experiência, a economista falou da importância da mulher no mercado de trabalho, como a sua presença equilibra o resultado nas ações, mas que há ainda um longo caminho a percorrer, uma vez que as mulheres ainda são remuneradas com cerca de 75% dos rendimentos dos homens.

Tânia Aparecida pontuou que o grande diferencial do trabalho das mulheres é o equilíbrio entre emoção e razão nas tomadas de decisão e facilidade em estabelecer e atingir objetivos, desde a programação do dia-a-dia de casa à detecção de oportunidades de negócio. Também esclareceu a diferença entre ser empreendedora e empresária, uma vez que o empreendedorismo pode e dever estar presente em qualquer área, citou por exemplo a atuação da subcomandante Claucia Alves, na identificação de seus públicos alvos na escola e no planejamento de melhoria da escola, “o empreendedorismo precisa estar presente em todas as áreas”, enfatizou a palestrante.

Senadora Lúcia Vânia analisa avanço das mulheres na sociedade

A senadora da República, Lúcia Vânia, marcou presença na solenidade de entrega do “Troféu Destaque 2017”. A senadora afirmou que é necessária uma maior atuação da mulher na política, “dos 81 senadores, apenas 10 são mulheres”, chamando a atenção para a demanda.

A senadora também abordou desde realidades do cotidiano das mulheres, como submissão; dependência econômica e emocional às profundas mudanças que a sociedade necessita, como maior participação nas pesquisas científicas, citou por exemplo os fármacos, que são mais adequados ao organismo masculino do que ao feminino.

Sobre a atuação da mulher na política, Lúcia Vânia afirmou que a sociedade está percebendo que não é necessário haver competição e sim complemento, pois o olhar feminino humanizam os projetos e o masculino objetivam os projetos, a atuação de ambos enriquecem o trabalho dos políticos e quem ganha é a sociedade.

Para mudar a cultura machista ainda muito presente nos postos de liderança a senadora apontou a educação das novas gerações, “precisamos mudar a cultura a partir da criação dos nossos filhos”, pontuou.