Veteranos da Força Expedicionária Brasileira Homenageia Capitão Waldyr O’Dawyer com medalha “Três Heróis Brasileiros”

A honraria foi entregue ao Cel. Res. Jorge Alberto Colpo, membro executivo do Comdefesa-GO, que representou a família na última terça-feira (30).

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Regional do Distrito Federal – ANVFEB (DF). homenageou o Capitão Waldyr O’Dawyer (in memoriam) com a Medalha “Três Heróis Brasileiros” na última terça-feira, dia 30 de abril.  A solenidade foi realizada do Teatro Pedro Calmon, em Brasília.

O Coronel da Reserva do Exército e Membro Executivo do Comdefesa-GO, Jorge Alberto Colpo, representou a família recebendo a honraria, que é uma das mais importantes da área militar, conheça a origem:

“Três Heróis Brasileiros” – “Drei brasilianische helden”

Há 74 anos atrás, exatamente nesse dia, 14/04/1945.

Durante a 2ª Guerra Mundial, três soldados brasileiros se perderam durante um intenso combate durante a conquista da cidade de Montese, na Itália.

Os três se mantiveram juntos tentando reencontrar o seu pelotão, que foi separado devido ao intenso fogo inimigo. Eles resistiram com pouca água e pouca munição, e sem nenhum alimento ou contato por rádio.

Após um tempo, utilizando Táticas de guerrilha contra o inimigo, os três guerreiros se depararam com uma companhia inteira de soldados alemães, qual não teriam condições de combater.

Porém, se proporiam a lutar até o último tiro, de forma tão intensa que relatos alemães afirmam que achavam que estavam lutando contra um pelotão inteiro de brasileiros.

Findando as munições, os alemães bradaram ordem para os brasileiros se renderem.

Após um momento de silêncio, os três apareceram correndo com baionetas na ponta de seus rifles e gritando em direção aos alemães, que prontamente abriram fogo e feriram mortalmente os pracinhas brasileiros.

No dia seguinte, após o a vitória brasileira na cidade e a expulsão dos alemães da região, a companhia brasileira encontrou três sepulturas rasas, com crucifixos que continham os seguintes dizeres em alemão:

“Drei brasilianische helden” que em português significa: “Aqui estão três heróis Brasileiros”.