ACIA Recebe Visita de Estudantes da Escola “Sonho Meu”

Cada vez a ACIA está mais próxima da comunidade, estudantes do ensino fundamental visitaram a Entidade e conheceram a importância dos empresários para Anápolis.

Uma viagem pela história de Anápolis, da imprensa no Brasil e da importância da Associação Comercial e Industrial de Anápolis para o desenvolvimento do país. Essa foi a aula, mais que especial, que os estudantes do 5º ao 9º ano da “Escola Sonho Meu” participaram na manhã desta sexta-feira, dia 31 de maio. Todo o conteúdo apresentado foi preparado pelo departamento de comunicação que fez a adequação à linguagem dos alunos de 10 a 14 anos.

A história da ACIA e do desenvolvimento de Anápolis foram contados pelo assessor institucional, Drº Adimir Luchetti e para mostrar a importância da cidade e os projetos futuros da ACIA, o assessor de comunicação, Benedicto Júnior, selecionou dois vídeos produzidos pela Instituição e também teve a preocupação de preparar os futuros profissionais e empresários para a Revolução 4.0, por isso incluiu no planejamento o vídeo “Convergência” que mostra a realidade das profissões do futuro.

Já a história e importância da imprensa teve espaço com a aula da jornalista Leidiana Batista. A profissional fez uma viagem aos 200 anos de imprensa no Brasil e a importância que fazendeiros e empresários tiveram para criação e consolidação da imprensa nacional e regional, inclusive com a compra da primeira tipografia de Goiás pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira, do Engenho São Joaquim (atual fazenda Babilônia). O que possibilitou a criação do Jornal “Matutina Meyapontense” (1830 a 1834) idealizado pelo padre Antônio Luiz da Silva e Souza.

Com uma linguagem alegre e acessível, a jornalista também desmitificou a visão dos empresários na mídia, muitas vezes considerados os vilões nas tramas televisivas, mas que na prática são os responsáveis pelo desenvolvimento das cidades e geração de riqueza. Inclusive, responsáveis por manter e investir no trabalho da imprensa.

A visita da manhã desta sexta-feira (31) foi uma solicitação feita pela Escola “Sonho Meu” à diretoria da ACIA. Participaram da organização as professoras Regiane Francisca de Oliveira, Jessica Conceição Araújo, Marli Ribeiro dos Santos Lial, Katia Lavine Faleiro Caetano Ferreira, Theuriany Pereira e Silva e Tatiane Felix Oliveira.

A professora Tatiane, além de agradecer a atenção recebida explicou que o conhecimento apresentado engloba várias disciplinas e contribui para preparar os alunos para os desafios futuros.

“O arquivo é seu”

A ACIA possui um “Arquivo Histórico” e profissionais capacitados para atender a sociedade, principalmente estudantes.

O Arquivo Histórico da ACIA reúne fotos e documentos que registram a criação de importantes empreendimentos como a construção de Brasília, as negociações da instalação da Base Aérea de Anápolis (atual ALA 2), do DAIA, dentre outros.

Para visitar o Arquivo e/ou fazer pesquisas individuais ou em grupo, basta entrar em contato pelo telefone (62) 4014-7000.