ACIA Celebra 84 Anos de Atuação pelo Desenvolvimento de Goiás

Homenagens a empresários marcaram solenidade festiva e Dia Municipal do Empresário.

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA completou 84 anos no último dia 08 de fevereiro, e para celebrar a data foi realizada solenidade festiva na sexta-feira (07). Também foi comemorado o “Dia Municipal do Empresário Anapolino”. O auditório Alexis Salomão ficou lotado de diretores, associados, comunidade e autoridades, civis, militares e eclesiásticas que prestigiaram a Entidade.

Em discurso, o presidente da ACIA, Álvaro Otávio Dantas Maia, ressaltou o orgulho das conquistas das últimas oito décadas e a importância de se pensar e planejar a Anápolis do futuro. Ele abriu a solenidade afirmando que é grande o orgulho que a Entidade tem de chegar a 84 anos de existência, “somos frutos da indignação e também da coragem de tantos que nos antecederam, a todos, nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou.

Além de relembrar as principais conquistas realizadas pela Entidade, como implantação da Base Aérea de Anápolis (ALA 2) e Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), dentre outros; o presidente da ACIA aproveitou a oportunidade para dar ênfase na importância de se pensar o futuro da cidade de Anápolis; “a ACIA se posiciona como protagonista, aberta ao debate e com apontamento de soluções”, completando que a Entidade vai continuar os questionamentos ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal, também afirmou que quando preciso continuará trabalhando em prol de assuntos convergentes ao desenvolvimento da cidade.

Para isso, o empresário Álvaro Dantas, acentuou a importância de ter na ACIA, representantes de quase todos os poderes; o vereador Lélio Alvarenga, legislativo municipal; o vice-prefeito da cidade, Márcio Cândido; o deputado estadual Cel. Adailton Florentino e o Superintendente Executivo da Indústria Comércio e Serviços; que representou o Governador Ronaldo Caiado, Drº César Augusto Sotkeviciene Moura.

O presidente afirmou que somente com a união de forças será possível pensar Anápolis para daqui a 10, 20, 30, 50 anos e que a participação das empresas e universidades é fundamental nesse processo. Destacou o trabalho desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel, representado pelo seu diretor executivo, e presidente da FIEG Regional, Wilson de Oliveira, que também é ex-presidente da ACIA.

Nesse contexto, apontou como principais soluções, ao se pensar a Anápolis do futuro, a preocupação com o meio-ambiente e o incentivo ao empreendedorismo: “precisamos unir esforços para recuperar e preservar nascentes e crescermos de maneira sustentável, sem deixar de gerar riqueza” destacou e também defendeu políticas públicas e ações que encorajem os jovens a usarem seus talentos para produção e geração de riqueza.

MÉRITO COMERCIAL E INDUSTRIAL”

O Conselho Administrativo da ACIA elegeu três empresários, de notável contribuição para o empreendedorismo anapolino, para receberem a Medalha de “Mérito Comercial e Industrial”, eles representaram todos os empresários, protagonistas da solenidade. Os empresários foram:  Angelita Moreira Ramos, Valdenício José Andrade e José Alves.

Angelita Moreira Ramos tem formação em Ciências Contábeis, a segunda tesoureira da ACIA, além de empreender na área de formação, se especializou em Auditoria, Transportes, Administração, Consultoria, dentre outras. E há mais de duas décadas se dedica a ensinar na Universidade Estadual de Goiás.

O empresário Valdenício Rodrigues Andrade é natural de Pernambuco e na década de 80 escolheu a cidade de Anápolis para instalar uma indústria de derivados de milho, para onde se mudou definitivamente. Começou a empresa Roan Alimentos com a produção e apenas um produto e hoje possui um mix de mais de 40 produtos comercializados em todo Brasil.

José Alves Filho, é um dos líderes de maior protagonismo em nosso país, é presidente do Grupo José Alves, foi idealizador e um dos fundadores da ADIAL GOIÁS (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de GOIÁS) e também da ADIAL BRASIL (Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável), sendo desta, o atual Presidente do Conselho Consultivo. Em 2016 tornou-se membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e do Comitê Estratégico da AMCHAM – Câmara de Comércio Americana no Brasil, também faz parte do Conselho Consultivo da Entidade.

“MEMBRO NATO BENEMÉRITO”

Durante a solenidade foi realizada homenagem especial ao empresário Anastacios Apostolos Dagios com o título de “Membro Nato Benemérito da ACIA” pelos relevantes serviços à Entidade e à cidade de Anápolis, conforme artigo 10º do Estatuto da ACIA.

Anastacios Apostolos Dagios foi presidente da ACIA por dois mandatos, idealizador e atual presidente do Comdefesa-GO, que colocou Anápolis como destaque no cenário nacional. Foi o quarto Comitê criado no país e dos 10 existentes é considerado pela Confederação Nacional da Indústria como o mais eficiente e atuante, conquistou ainda uma cadeira com direito a voz na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Também é presidente do Sinduscom Anápolis e recentemente foi nomeado Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação de Anápolis.

DISCURSOS

O empresário José Alves Filho falou em nome dos homenageados, além de revelar orgulho que sente em fazer parte da ACIA e ser homenageado, enfatizou a atual luta da Adial Brasil para a redução dos impostos e pressão para que seja realizada a Reforma Tributária. Para isso falou que a sede da Adial, em Brasília, está constantemente, acompanhando e atuando junto ao Congresso, para que a carga tributária seja menos pesada aos empresários e consumidores.

O secretário municipal de desenvolvimento e inovação, Anastacios Apostolos Dagios, agradeceu a surpresa da homenagem e lembrou que a ACIA nasceu do inconformismo de quatro empresários que em 1936, decidiram se juntar para defender a prosperidade dos negócios e o consequente desenvolvimento da cidade.

O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, ao homenagear a ACIA, afirmou que o empresário nada mais é do que “o maior distribuidor de riqueza” e que sem ele a sociedade não se sustenta, pois leva renda a fornecedores, funcionários, prestadores de serviço e ao governo com o pagamento dos impostos. Por isso precisa ser aplaudido pelo importante papel que exerce na sociedade.

O Superintendente Executivo da Indústria Comércio e Serviços; que representou o Governador Ronaldo Caiado, Drº César Augusto Sotkeviciene Moura, falou que o desenvolvimento industrial da cidade de Anápolis representa um marco da industrialização em todo Estado e sabe que isso é devido à atuação da ACIA “vocês mudaram o segmento empresarial do nosso Estado”, destacou. Ele também garantiu que o governo do Estado está aberto para atender todas as demandas da cidade necessárias a retomada do desenvolvimento de Anápolis.

Parabéns ACIA pelos seus 84 anos de história.

Confira em nossa página oficial do Facebook (@acia.anapolis) as fotos oficiais da solenidade no link
https://www.facebook.com/pg/acia.anapolis/photos/?tab=album&album_id=2964344903589697

Fonte ASCOM ACIA