ACIA e Comdefesa-GO apoiam implantação do “Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária”

Empreendimento que tem iniciativa do Governo de Goiás deve contribuir com a retomada da economia de Anápolis

O anúncio do maior complexo tecnológico e de inovação do setor de transportes ferroviário da América Latina foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, na última semana. Trata-se de uma articulação do Governo do Estado de Goiás com o Ministério da Infraestrutura. O projeto conta com o pleno apoio de todos os seguimentos produtivos de Anápolis.

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) tem participação fundamental no desenvolvimento do modal ferroviário, desde o traçado da ferrovia às recentes articulações junto ao ministério da infraestrutura para concessão e operacionalização da Ferrovia. E, juntamente com o Comdefesa-GO, tem atuado em ações que antecederam a assinatura do contrato de Concessão à RUMO LOGÍSTICA, em julho de 2019, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro e Rumo Logística.

Assim que o ministro Tarcísio Gomes de Freitas foi anunciado como ministro da infraestrutura, a diretoria da ACIA o recebeu numa visita na Associação, em dezembro de 2018, ocasião em que foi solicitada prioridade na concessão da Ferrovia Norte-Sul.  Após o anúncio de que a Rumo Logística foi anunciada como a concessionária da Ferrovia Norte-Sul, foi realizada um trabalho de convencimento junto à empresa, mostrando o potencial da cidade e da região para tornar Anápolis referência em tecnologia ferroviária. Em maio de 2019, a da ACIA, executivos da Rumo Logística participaram da 2ª Reunião Ordinária da Diretoria (Biênio 2019/2021), ocasião em que foi apresentada o potencial de Anápolis e mostrado que a cidade possui condições ideais para ser a Base de Operações da Rumo pelos fatores logísticos e estratégicos que possui e sugerido que a cidade entrasse no estudo da companhia.

Em julho do ano passado, o Comdefesa-GO e a ACIA se reuniram com o presidente do Comitê Operacional da Rumo, Júlio Fontana Neto. Na oportunidade, foi mostrado o todo potencial da cidade de Anápolis, sua localização estratégica, logística eficiente com três rodovias federais, várias estaduais, Porto Seco, Aeroporto de Cargas, além da proximidade com Brasília.

Por isso a Diretoria da ACIA avalia como muito positiva a implantação do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária no Centro de Convenções, que, juntamente com a implantação do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Ceitec) frutifica para Anápolis e região os resultados expressivos dos esforços empreendidos pela Associação e Comdefesa-GO nos últimos anos.

Acesse também:

FERROVIA NORTE-SUL: ANÁPOLIS NOS TRILHOS DO PROGRESSO –

ACIA RECEBE FUTURO MINISTRO DA INFRAESTRUTURA DO GOVERNO BOLSONARO, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

Fonte: ASCOM/ACIA