15 de Outubro – Dia do Professor

Pena que o papel do professor é lembrado apenas na data. É necessário que a sociedade, em geral, respeite, valorize e aprecie o trabalho desse profissional, que preenche a vida escolar das crianças, adolescentes e adultos. Ele precisa de subsídios necessários para que possa intervir com medidas que tornem o processo de aprendizagem amplamente compartilhado, mas como se nesse processo, ainda tem que trabalhar os aspectos sócios emocionais que comprometem sobremaneira a formação integral do indivíduo, percebidos no ambiente escolar, no rendimento dos estudantes, na falta de empatia, no bullying, no preconceito, da disciplina, na falta de empatia, na falta de foco, de organização, de responsabilidade, na intolerância e no medo?

Algo deve ser feito, a violência generalizada tem sido tolerada pela sociedade, cada vez mais ocupada com o numero crescente dos jovens que se afastam da escola para abraçar o mundo do crime e das drogas. As famílias não tem cumprido seu papel, não criam seus filhos, não estreitam seus laços afetivos.

Os professores, ao contrário, cada vez mais suprem essa falta distintamente. O que recebem?
Descaso, desrespeito e descumprimento de seus planos de cargo e salários, são descartados em pleno exercício da função, de forma cada vez mais violenta.

Nós professores não queremos dó nem piedade. Somos capazes, necessários e insubstituíveis.

Exigimos e precisamos de respeito.

Feliz Dia Dos Professores
Professor Dr. Adimir Luchetti
ACIA

fonte: ASCOM/ACIA