A Importância e a História Contida no Arquivo Histórico da ACIA

Preservar documentos é preservar a história, com essa ideia a ACIA criou seu acervo com o objetivo de manter viva a história do desenvolvimento econômico de Anápolis, contribuindo assim com as futuras gerações que desconhecem o passado da industrialização de nossa cidade.

Dentro de nosso Arquivo Histórico temos documentos com mais de 80 anos, documentos dos tempos da chegada da estrada de ferro e sua preservação é vital para memória e identidade de nosso povo.

Segundo o curador de nosso acervo Dr. Adimir Luchetti “Muitos especialistas afirmam que o patrimônio histórico é capaz de conscientizar a população sobre sua identidade, pois resgata a memória, porém, ressalta que a preservação de documentos em muitos lugares sofre com o descaso, mas não é o que aconteceu na ACIA que em nosso Arquivo Histórico mantemos a história não somente da Entidade mas de Anápolis” – afirma.

Anápolis Moldada pelas Ações da ACIA

Preservar os registros não foi tarefa fácil e ao longo destas oito décadas e meia os presidentes da Entidade tiveram a preocupação fazendo uso dos recursos que lhes eram disponíveis.

Segundo o curador do Arquivo Histórico da ACIA, Adimir Luchetti, parte dos documentos estavam em um depósito de uma empresa, entretanto, as condições oferecidas não eram asa mais adequadas e não havia possibilidade de disponibilizar esses documentos à população.

Sendo assim a ACIA por meio de sua diretoria tomou a decisão de dispensar os serviços da empresa e levar todos os documentos para sua à sede da ACIA para análise e conservação.

Além disso, foi encontrada na laje do prédio significativa quantidade de documentos armazenada em caixas de papelão, “estavam em risco total de deterioração”, enfatizou o curador.

Surgiu então um desafio ainda maior: como resgatar, preservar e disponibilizar todos estes arquivos à população? Tomado por esta sensibilidade, foi necessário a criação de um Arquivo Histórico que não somente preserva todos os documentos históricos, mas também é aberto a pesquisas ao público.

Sendo assim a ACIA convida a nossa população em geral para usufruir deste importante acervo, onde você será recebido com toda a gentileza de nossos funcionários.

Aqui você vai encontrar nossa identidade e vamos privilegiar a memória daquele daqueles que fizeram de nossa cidade ser o orgulho para nossa população.

Estamos lhe aguardando para conhecer história da ACIA e a história de Anápolis.

Fonte: ASCOM/ACIA