ACIATec e as Irmãs Brenda e Betty Agi Celebram Acordo de Cooperação

A ACIATec e as irmãs Betty e Brenda Agi formalizaram parceria de cooperação que será a base para o desenvolvimento de projetos voltados à área do Empreendedorismo, Programas e Projetos Sociais e Capacitação do Terceiro Setor. As irmãs estão entre as 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo.

A reunião para a assinatura do Memorando de Entendimento foi realizada na manhã desta terça-feira, 15/12, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Anápolis.  O presidente da ACIA e ACIATec, Álvaro Otávio Dantas Maia, abriu o encontro explicando a importância da ACIATec, um braço da ACIA, que tem como uma das finalidades atuar com foco na promoção de novas empresas e busca de parcerias como a celebrada com as irmãs Agi, por meio da ONG “Compaixão Internacional” e startup “Genial Projetos”, idealizadas e geridas pelas irmãs. O objetivo é a promoção de Programas e Projetos Sociais, do empreendedorismo e capacitação do terceiro setor.

Ao lado do presidente, também esteve presente a diretoria da ACIATeC, o advogado Sóstenes Arruda, membro do conselho diretor, explicou que este é só o passo inicial para ações que de fato irão fazer a diferença tanto para a construção de novos projetos como para o apoio a ONGs já estabelecidas e que desejarem capacitação, bem como para empresas que precisam de orientação sobre como aplicar bem os recursos destinados à responsabilidade social.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, empresário Anastacios Apostolos Dagios, enfatizou que a base para que o empreendedorismo social seja perene em Anápolis nunca teve um ambiente tão favorável como agora, pois o diálogo entre o empresariado classista hoje tem espaço garantido na atual administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que está inteiramente à disposição dos projetos das irmãs e aproveitou para agradecer a presença do vereador eleito Alex Martins, que também buscará apoio na Câmara Municipal.

O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, além de ratificar a parceria entre os setores produtivo e público, enfatizou que o trabalho desenvolvido pelo terceiro setor é único, pois consegue chegar em capilaridades que muitas vezes o poder público não alcança, pois envolve doação e generosidade que só brotam mesmo por meio do voluntariado. Ele elogiou um dos primeiros projetos das irmãs e que ainda é muito atual, o de arrecadação de chinelos para crianças africanas e expandiu o apoio às iniciativas da ONG “Compaixão Internacional” e startup “Genial Projetos” à prefeitura de Anápolis como um todo, por entender que o empreendedorismo social e a capacitação do terceiro setor precisa ir além.

Betty e Brenda destacaram que são frutos da cidade de Anápolis, uma terra que consideram fértil e onde tiveram a maior parte de sua formação. Também enfatizaram que hoje ver concretizados muitos projetos na área do empreendedorismo social é uma grande alegria e poder contribuir com a multiplicação desse ideal por meio das parcerias firmadas é um desafio que firmam com muito entusiasmo.

Betty e Brenda Agi

Betty Mae Agi e Brenda Rucshana Agi foram incluídas na lista das 100 pessoas Afrodescentes Mais Influentes do Mundo em 2020 durante a 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em outubro de 2020. Esse reconhecimento foi instituído pela Resolução 68/237 da ONU, que estipulou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes.

As irmãs são biomédicas, designers e gerentes de projetos. Todos os projetos da ONG Compaixão Internacional são desenvolvidos em conjunto pelas irmãs.  Betty se dedica ao planejamento estratégico e escopo e a Brenda ao gerenciamento de equipes e stakeholders. Filhas de pai moçambicano e mãe brasileira, sempre nutriram uma paixão por culturas e povos, por isso se sentem motivadas a desvendar problemas e encontrar soluções a fim de tornar o mundo um lugar melhor.

Além do trabalho voluntário na ONG, trabalham como consultoras e gerentes de projetos na empresa Genial Projetos. Desde 2011, se dedicam a ministração de palestras para jovens e adultos com o objetivo de inspirar pessoas a terem suas vidas e carreiras voltadas para o empreendedorismo social, despertando líderes em potencial. Já palestraram em dezenas de encontros estudantis por todo o Brasil e importantes eventos no cenário mundial como o TEDx.

Texto: ASCOM/SEMDE com informações compaixaointernacional.org.brFoto: Prefeitura Anápolis