Além das fronteiras Anápolis articula Polo de Defesa

Na avaliação do presidente do COMDEFESA-GO, a missão liderada pela ACIA e FIEG, em visita à FIESP e à ABIMDE, em São Paulo, nos últimos dias 20 e 21 de março, contabilizou resultados estratégicos e altamente positivos para a implementação do Polo de Defesa e Segurança de Anápolis. Para Anastacios Apostolos Dagios, as ações além fronteiras pela instalação do Polo da Base Industrial de Defesa e do Centro de Aquisições do Ministério da Defesa, em Anápolis, demonstraram que o Comitê de Assuntos de Defesa está forte e coeso e avança com determinação e objetividade.

Além Anastacios, fizeram parte da comitiva o vice-presidente da FIEG, Wilson de Oliveira; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, Francisco Pontes, representante do governador do Estado de Goiás; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy e o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Amilton Batista Filho, além dos membros executivos do COMDEFESA-GO, o diretor da ACIA, Baltazar dos Santos; os consultores, Sóstenes Arruda, cel. av. da reserva, Cícero Ceccatto, e cel. da reserva do Exército, Jorge Alberto Colpo.

A primeira reunião foi com a diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), onde foi apresentado o potencial de Anápolis para instalar um Polo da Indústria de Defesa e Segurança. Na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a comitiva almoçou com o vice-presidente da entidade e presidente da ABIMDE, Benjamin Steinbruche, diretor do Departamento da Industria de Defesa da FIESP, Carlos Aguiar, e outros diretores da FIESP. O presidente Anastácios saiu do encontro sensibilizado com a manifestação de apoio da diretoria da FIESP, que considerou o projeto “consistente e estratégico para o aprimoramento da segurança nacional”.

Em visita técnica à Atech e à  Akaer, empresas do Grupo Embraer, os integrantes da missão conheceram o projeto dos caças Gripen NG B. No do Parque Tecnológico de São José dos Campo visitaram a IACIT (empresa especializada no controle de tráfego aéreo e marítimo, defesa e segurança pública). As empresas visitadas e representadas por seus executivos nas reuniões manifestaram interesse em investir em Anápolis por conta da sua localização estratégica e dos seus referenciais e diferenciais competitivos.

MANOEL VANDERIC – jornalista