Informações Geográficas

Informações geográficas
Fundação
1887

Área total
918,37 Km²

População
307.977

Densidade Demográfica
261,73 hab/km²

Distâncias
Anápolis está 171 quilômetros de Brasília, 54 quilômetros de Goiânia, 362 quilômetros de Uberlândia, 813 quilômetros de Belo Horizonte, 846 quilômetros de Palmas, 953 quilômetros de São Paulo, 987 quilômetros de Cuiabá, 1.027 quilômetros de Santos, 1.202 quilômetros do Rio de Janeiro, 1.616 quilômetros de Salvador.

Localização
Situa-se na Latitude 16º 19’ 36’’ e Longitude 48º 57’ 10’’

Altitude
1.017 metros

Limites
Norte : Municípios de Abadiânia e Pirenópolis
Sul : Municípios de Terezópolis, Goianápolis, Leopoldo de Bulhões e Silvânia
Leste : Municípios de Silvânia e Abadiânia
Oeste : Municípios de Nerópolis, Ouro Verde e Petrolina de Goiás.

Clima e Temperatura
Clima Mesotérmico, quase megatérmico e úmido.
Precipitação Pluviométrica Anual: – 1.450 m m, com maior concentração das chuvas de Novembro a Março.
Temperatura média anual : 22ºC, variando ao longo do ano de 5ºC em média.

Solo
Em maior proporção ocorrem solos muito profundos, argilosos a médio, bem drenados, de baixa suscetibilidade à erosão e com fertilidade natural muito baixa (areias quartzosas).

Vegetação
Área de transição recoberta pela vegetação florestal semidecídua estacional – Floresta Estacional Semidecídua e vegetação não florestal arbóreo – herbácea semidecídua xeromorfa.
Cerrado em seus diferentes aspectos.
A vegetação original foi devastada para implantação de empreendimentos agropastoris.

Hidrografia
Situado nos primeiros contrafortes do Planalto Central Goiano, o Município de Anápolis pertence às duas grandes Bacias Hidrográficas do Paraná e Amazonas. Pertencentes à Bacia do Paraná, merecem destaque os Ribeirões Gonçalves a João Leite, afluentes da margem esquerda do Rio Meia Ponte, que banham as partes sul e sudeste dos Ribeirões das Antas e Piancó, tributários da margem esquerda do Rio Corumbá. Da Bacia Amazônica destaca-se o Ribeirão Padre Souza, afluente da margem esquerda do Rio das Almas, grande tributário do Tocantins. Sobressaem-se o Município de Pelada do Sul e o Morro do Caiapó nas divisas com o Município de Silvânia.

Topografia
Plana % 43 Ondulada % 54 Montanhosa % 03. Os destaque são os Morros do Betume, de Santa Bárbara, do Tira-Chapéu, da Conceição e Três Ranchos.