Informações Relevantes

Distritos Administrativos
Interlândia
Souzânia
Rodrigues Nascimento
Goialândia
Joanápolis

Principal Atividade Econômica
Indústria de Transformação e Comércio de Mercadorias.

Pratica-se no Município a pecuária extensiva, com criação de gado de corte e leiteiro. A agricultura, que já foi a grande fonte de riqueza no passado, hoje é praticada em caráter de subsistência com cultivo de arroz, milho, feijão, café e mandioca, mas em função de sua localização privilegiada para o comércio do Centro-Oeste, ainda é o principal centro de comercialização de grãos do Estado.

Ocorrência de Minerais
Água potável de mesa, Cromo, Gnaisse, Micaxisto e Talco.

Comércio Atacadista
O Comércio Atacadista cresceu muito nos últimos anos. Atende as necessidades do Município e também em outros Estados, principalmente o Tocantins. É responsável por uma grande participação na arrecadação do ICMS do Município. Existe atualmente quase quatrocentas empresas atuando no Município.

 


Infra-estrutura

Saneamento Básico
Número de Ligações de Esgoto: 30.220
Número de Ligações de Água: 49.000

 

Comunicações

O anapolino dispõe de um diversificado complexo de veículos de comunicação social. Há jornais locais com circulação ampla: Contexto, O Anápolis, Tribuna de Anápolis, Consenso, Nossa Terra, AnaFolha, O Bairrista, Planeta Água, entre outros, todos semanários. Os veículos de circulação regional mantêm sucursais, como O Popular e Diário da Manhã. Circulam também jornais de diversas entidades.
A cidade tem oito emissoras de rádio: Imprensa (AM), São Francisco (AM e FM), Manchester (AM e FM), 100 FM, Rádio Voz do Imaculado Coração de Maria (AM), Provisão (FM) e rádios comunitárias. Há uma afiliada à Rede Globo de televisão, com transmissão regional para mais de 100 municípios das regiões norte e nordeste do Estado, moderno sistema de TV a cabo, retransmissoras de canais como SBT, TV Cultura, Band, Record, Rede Tv e outros.

 

 

Saúde

A Medicina em Anápolis é um dos mais avançados centros de saúde do interior do Brasil. São dezenas de hospitais, clínicas, laboratórios. Esse complexo é aparelhado para microcirurgias, implantes, transplantes, reimplantes e medicina nuclear. Com atendimento específico, existe a Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio (Hospital do Câncer). Inaugurado no dia 2 de agosto de 2005, o Huana-Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo tem capacidade para atender a 300 pacientes/dia. O Laboratório da Apae realiza, entre outros exames o Teste do Pezinho. Anápolis ainda é referência em saúde, contando também com o Hospital de Queimaduras, Hospital Espírita de Psiquiatria e a Maternidade Dr: Adalberto Pereira da Silva.
A saúde municipal conta com 40 (quarenta) postos de atendimento ambulatorial e Cais. Vinculados à Secretaria Municipal de Saúde estão o Hospital Jamel Cecílio, o Lacen-Laboratório Central, o Centro de Atendimento à Mulher e Adolescente e o Banco de Leite Humano. Anápolis tem a rede Samu-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (programa do governo federal), acionada pelo telefone 192. A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e o Hospital Evangélico Goiano prestam atendimento 24 horas?dia.

 

 

Educação

Anápolis tem elevado nível cultural e baixo índice de analfabetismo, graças à sua estrutura educacional. A cidade experimentou marcante desenvolvimento nos últimos anos, tornando-se um pólo universitário representado por instituições como a sede da Universidade do Estado de Goiás (UEG), UniEvangélica, Faculdades Instituto Brasil (Fibra), Faculdade Latino-Americana (FLA), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Funcer-Fundação Universitária do Cerrado, Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil e três faculdades católicas (Instituto Católico de Teologia Tomás de Aquino, Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo (FAFISMA), Institutum Sapientiae), Faculdade de Tecnologia Senaus, Roberto Mange, Associação Brasileira de Odontologia Seção Anápolis IGTF (ABO).
No terceiro grau, as instituições de ensino superior em Anápolis mantêm cursos regulares de Economia, Administração de Empresas, Engenharia Civil, Processamento de Dados, Geografia, História, Biologia, Farmácia, Matemática, Educação Física, Fisioterapia, Zootecnia, Letras, Química, Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia, Odontologia, Direito, Enfermagem, pós-graduação seqüenciais, especializações dentre outros.
Para a área do ensino pré-escolar, fundamental e médio a estrutura é composta por 69 escolas municipais, 81 estaduais e 113 particulares, cursos profissionalizantes: Senai, Sebrae, Senac, Sesi Sesc, Miconlins, AF Sistemas, Escola de Enfermagem Florence Nasthegale, Associação Casa das Rosas etc.

Transporte

Possui ramal da Ferrovia Centro-Atlântica acoplado à Eadi–Estação Aduaneira do Interior (Porto Seco/DAIA). A cidade é dotada de aeroporto civil e sedia a Base Aérea suprida pelos aviões supersônicos Mirage.
O serviço de transporte Urbano é explorado com exclusividade, sob o regime de concessão pela TCA-Transportes Coletivos de Anápolis. É totalmente integrado, permitindo que o usuário pague apenas uma passagem para ir de um ponto qualquer a outro da cidade. No Terminal Rodoviário Intermunicipal Josias Moreira Braga há conexões de ônibus para inúmeras cidades goianas, vários Estados e o Distrito Federal.
Cultura e lazer

É extensa a rede de bares, restaurantes, boates e parques em Anápolis. As atividades culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura são divulgadas todos os meses, por meio de uma agenda de eventos. Entre as festividades anuais destacam-se a Feira Agroindustrial, o aniversário da cidade, os Jogos da Primavera, a Exposição Agropecuária e o Festival de Inverno, Faiana, Feivest (Feira da da Indústria e Comércio do Vestuário de Anápolis e r
Região.
O Parque da Criança Antônio Marmo Canedo (Matinha), o Central Parque da Juventude Onofre Quinan e o Parque JK são opções de lazer para quem gosta de natureza e de praticar exercícios físicos. Com uma área de 96 mil m² e um terço de mata nativa, o Central Parque, localizado no Setor Nações Unidas, próximo ao centro da cidade, dispõe de estrutura para piqueniques e lazer, pista para caminhada, parque infantil e um lago. A segurança do local é garantida por policiamento constante. O Parque da Matinha é dotado de fonte de água natural, belíssimo bosque com árvores centenárias e área com brinquedos infantis. No Jundiaí está o Parque JK com amplo lago que propicia passeios, esportes aquáticos, caminhadas, além de ser um local aprazível para um bate-papo.
Na região central estão o Teatro Municipal e o Cine Roxy. Inúmeros são os grupos teatrais e corais, academias de dança, escolas de formação musical e o Museu Histórico, além de várias instituições classistas de serviços e hotéis da cidade que dispõem de auditório e salas para realização de eventos.

Agenda

SEMANA DO CONSUMIDOR: Período do carnaval.
SEMANA DA ASA : Mês de outubro, data móvel (dia único) – Portões abertos ao público. Na Base Aérea.
ANIVERSÁRIO DE ANÁPOLIS: última semana de julho
DATA MAGNA DA CIDADE: 31 de julho (feriado municipal)
PADROEIRA SANTA ANA: 26 de julho (feriado municipal)
JOGOS ABERTOS: (Data móvel) – Patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Várias modalidades esportivas.
EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA : (Data móvel) – Promoção: Sindicato Rural.
JOGOS DA PRIMAVERA : ” Início da estação” – Patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Semes, várias modalidades esportivas.
JOGOS DA INDEPENDÊNCIA : Semana da Pátria.
FEIRA ANUAL DA INDÚSTRIA ANAPOLINA–FAIANA: em setembro
FEIRA DE HORTIFRUTIGRANGEIROS: setembro
CATIRANA-Festival de Catira de Anápolis: junho.
ARTESANA-Feira de Artesanato: Aos domingos das 16 às 21 hs na Praça do Ancião (ao lado do Centro Administrativo)
FESTIVAL DE INVERNO: em agosto.
FESTAS RELIGIOSAS


Abastecimento

A cidade conta com um Camelódromo, Feira do Artesanato, Feira da Cultura seis shoppings sendo o principal deles o Anashopping. Com área construída de 50 mil m² e estacionamento para 800 carros, é um dos principais centros de compras e lazer da cidade. Além das lojas, possui três concessionárias de veículos, posto de abastecimento de combustíveis, duas salas de cinema – que comportam 400 pessoas – praça de alimentação, boliche, jogos em rede, diversões eletrônicas, Vapt Vupt e Rápido, supermercado etc. A localização do Anashopping é privilegiada, servida por avenida dupla de grande fluxo de tráfego, que liga o centro à Zona Norte e é uma das vias de acesso para a Vila dos Oficiais da Aeronáutica e para a Cidade Universitária.


Base Aérea

Em 9 de fevereiro de 1972 iniciaram-se as primeiras edificações da Base Aérea de Anápolis, guardiã dos vetores de interceptação da Força Aérea Brasileira, com os aviões F-103 Mirage.
Hoje é a primeira Ala de Defesa Aérea – 1ª Alada, com missão específica de defesa no território nacional. Atenta à rápida evolução da tecnologia das aeronaves de combate e dos sistemas de detecção e controle de tráfego aéreo, a Força Aérea Brasileira sentiu a necessidade de adquirir aeronaves supersônicas de interceptação. Para tal, foi necessária a criação de uma unidade militar, próxima à Capital Federal.
Criado em 11 de abril de 1979, o 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea) ou Grupo Jaguar, como também é conhecido, tem como missão executar operações de defesa aérea, com o propósito de impedir a utilização não autorizada do espaço aéreo brasileiro.
Assim como a Base Aérea de Anápolis, o 1º GDA tornou-se referência para a aviação de caça nacional e internacional. As equipagens operacionais do 1º GDA permanecem, ininterruptamente em estado de alerta, prontas para atender a qualquer missão, perfeitamente integradas ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), sendo o Mirage uma das pontas desse sistema defensivo.
A parceria de longos anos entre a BAAN e o 1º GDA veio permitir que o Comando da Aeronáutica encontrasse estas paragens goianas para instalação do 2º/6º Grupo de Aviação, esquadrão que opera o equipamento mais moderno e sofisticado de toda a FAB.
A aeronave R-99 desempenha importante papel como elo do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), integrado ao Sistema Nacional de Coordenação, hoje denominado Sistema de Proteção da Amazônia (Sipan). Esse Esquadrão opera com aeronaves BEM-145 na versão R99A, designadas para Controle e Alarme em Vôo e Guerra Eletrônica, enquanto que a versão R99B realiza Reconhecimento Aéreo e Guerra Eletrônica. As aeronaves R-99 representam um expressivo salto tecnológico e fator de reformulação doutrinária para a Força Aérea Brasileira como um todo e, especialmente, nos campos de Guerra Eletrônica e de Sensoriamento Remoto.
O projeto SIVAN, que traduziu as preocupações governamentais quanto ao destino da Amazônia, propôs mecanismos que permitam desvendar a realidade da região e facilitar a atuação integrada e coordenada do governo e da sociedade na busca dos melhores e mais justos caminhos para o povo amazônico e para o futuro do Brasil. (O Guardião)