Palavras do Presidente

De 1936 aos dias atuais...

Contam os anais da história da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA, que em janeiro de 1936, movimentava-se o empresariado anapolino, sob a liderança de Tracis de Almeida Monteiro, para a criação de uma organização classista, que congregasse as forças produtivas da Cidade. No dia 08 do mês seguinte, concretizou-se a fundação da Associação Comercial de Anápolis, tendo como Presidente Alberico Borges de Carvalho. Estava lançada a semente de uma estrutura que venceria o tempo e vivesse o progresso. Ao unir-se com a Associação Industrial, tornou sua atual feição, surgindo a Associação Comercial e Industrial de Anápolis.

Oitenta anos se passaram e, durante todo esse tempo, diuturnamente, a Entidade forjou-se como sentinela altaneira e guerreira ferrenha em defesa e em prol de Anápolis. Fêz-se forte, como forte são seus princípios. Fêz-se respeitada porque soube respeitar. Foi, sempre, altiva e independente. Aos governos, sempre levou em alto e bom som, a sua voz, criticando os erros e aplaudindo os acertos. Principalmente esteve cotidianamente ao lado do empresariado, sendo a porta-voz da classe, defendendo com intransigência, os interesses da categoria. É mantida pelos seus associados, sem favores públicos. A todos recebe, sem discriminação de cor, classe, raça, credo ou tendências políticas, contando que a isenção da Entidade seja também acatada.

As diretorias se renovam a cada período, mantendo elevados os ideais classistas. Suas reuniões, realizadas em todas as quartas-feiras, são verdadeiros exemplos de vivência democrática, onde as ideias são expostas com franqueza, discutidas abertamente, votadas com lisura e decididas com independência.

Nesses anos, tão incontáveis são os empresários que se dedicaram à Entidade, que é praticamente impossível relacioná-los, mas resta a certeza de imorredoura gratidão a todos, que nesses oitenta anos, desfraldaram e sustentaram a bandeira do desenvolvimento e da justiça social.

 

Anastácios Apóstolos Dagios
Presidente da ACIA

Nossa sede na época de sua construção

ACIA nos dias atuais.