Vender Anápolis é o foco da Acia

Vender Anápolis é o foco da Acia
O Projeto Anápolis Global é um desafio visionário

POR ANASTÁCIOS APÓSTOLOS DAGIOS
Tão urgente quanto estratégica, a missão de vender Anápolis como melhor lugar para investir e viver na região que mais cresce no Brasil é o novo desafio da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. O Projeto Anápolis Global entra em operação no início de junho, através de portal na internet, com um completo conteúdo sobre as potencialidades da cidade, e um canal no You Tube, que hospedará vídeos bilíngue (português e inglês) direcionados para a atração de investimentos. Paralelamente, a entidade ativará um birô de atendimento ao empresariado no memorial que funciona em sua sede.

A proposta é divulgar os referenciais e diferenciais do portfólio de vantagens de Anápolis para a atração de investimentos. Polo de desenvolvimento regional, com visão internacional. Cidade estratégica. Trevo do Brasil. Portal da Amazônia. Eixo do Centro-Oeste. Importante entroncamento rodoviário do País (BRs 060, 153 e 414), com dois terços do PIB nacional num raio de apenas 1.300 quilômetros. Anápolis está nos trilhos do Progresso. Ramal de integração ferroviária do País na conexão das ferrovias Centro-Atlântica e Norte-Sul, ambas de alcance marítimo. Com o Aeroporto Internacional, em construção, Anápolis vai decolar para a entrega de cargas aéreas a 75% das regiões de consumo/produção nacionais em pouco mais de uma hora. O município vai se consolidar como o maior polo logístico do interior do Brasil, com a integração dos modais de transporte rodoviário, ferroviário e aeroviário  em competitivo hub de distribuição.

A bordo do Porto Seco Centro-Oeste, o setor de exportação/importação cresceu mais de 9.000% em 10 anos e continua batendo recordes. Maior polo industrial da Região Centro-Oeste gera mais de 20 empregos. Segundo maior polo farmacêutico do Brasil e Capital dos Genéricos da América Latina responde por 30% da produção nacional de medicamentos. A cidade constrói o maior centro de convenções do Centro-Oeste. Incremento ao turismo e sala de visitas de uma nova arrancada de desenvolvimento. Parque tecnológico projetado. A modernidade já chegou em Anápolis, que fabrica automóveis, bebidas e outros produtos com alto nível de automação. Duas universidades, 10 faculdades e 250 escolas consolidam o polo universitário. A mão de obra qualificada e o transporte público incentivam o desenvolvimento.

Anápolis é cidade do agora. Do sonho e da oportunidade. Viver e Anápolis é viver bem. Jovens entrevistados pelo programa Globo Repórter (TV Globo) apontam que trabalhar e viver em Anápolis é garantia de futuro e de qualidade de vida. Revistas Veja, Exame e IstoÉ Dinheiro destacaram que Anápolis é uma das melhores cidades do interior do Brasil na atualidade.

Moderna e ao mesmo tempo aconchegante, com praças e parques ambientais de muito verde e beleza, Anápolis é uma cidade de porte médio, cuja população conserva o jeito goiano e hábitos típicos da zona rural, apesar da proximidade com a Capital do Estado (50 km) e a Capital Federal (130 km).

Terceira economia do Centro-Oeste. PIB R$ 13 bilhões. Perto de 400 mil habitantes. No contexto do corredor Goiânia-Anápolis-Brasília, a cidade se agiganta como eixo do segundo maior polo de investimentos do Brasil, com PIB de R$ 260 bi e 7,5 milhões de consumidores, superado apenas pelo corredor São Paulo-Rio de Janeiro. Anápolis está na rota do desenvolvimento do Brasil: Desde 2009, mais de 30 mil empresas vieram para este polo e outras 7O mil virão até 2025, segundo pesquisa encomendada pela Revista Exame.

A par deste elenco de atrativos ímpar no Brasil, quando a interiorização do PIB é a melhor opção para o incremento de grandes negócios, a ACIA vai usar a força da internet para impactar os investidores ao mesmo em que buscará soluções para as demandas preconizadas pela “Carta Por Anápolis”. O Grupo Hypermarcas encaixotou mais de 20 fábricas espalhadas pelo Brasil e transferiu toda a sua linha de medicamentos para o Polo Farmacêutico de Anápolis, onde consolidou rapidamente, a partir de 2010, um crescimento orgânico acima das expectativas mais otimistas.

Estrategicamente, nenhum lugar do Brasil seria melhor para a Hypermarcas. A escolha de Anápolis se deu por uma série de fatores, como a posição geográfica privilegiada, com acesso aos maiores mercados de consumo do País, mão de obra abundante e qualificada, boa infraestrutura econômica, linhas de crédito competitivas, através de incentivos fiscais, e um mercado de consumo regional em plena ascendência.

Anápolis é cidade bem estruturada. Lugar ideal para a empresa se instalar e crescer. O Projeto Anápolis Global é um desafio visionário, focado na atração de investimentos e no aquecimento da economia da cidade através de uma mensagem objetiva e instigante: “Quem quer mais vem para Goiás, direto para Anápolis”.