Acia Apresenta Polo de Anápolis no Ministério da Defesa

Financiamento da SUDECO pode concretizar projeto

O ministro da defesa, Raul Jungmann, recebeu na sede do ministério a comitiva liderada pela associação comercial e industrial de Anápolis (ACIA), fizeram parte o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, o prefeito Roberto Naves, o presidente da ACIA, Anastacios Apostolos Dagios, e comitiva. A reunião foi para debater a implantação do Polo de Defesa de Anápolis e aconteceu no dia 10 de outubro, terça-feira.

O governador Marconi Perillo fez um completo relato das obras de conclusão do segundo principal aeroporto de cargas do brasil em construção em Anápolis, assim como o porto seco, e da infraestrutura já instalada que dará suporte às indústrias farmacêuticas, automobilística e de processamento de grãos, dentre outras, a fim de mostrar o que Anápolis representa do ponto de vista de logística, de infraestrutura e de possibilidades para o brasil.  “à ALA 2 (Base Aérea de Anápolis) se prepara para receber 36 caças Gripen NG que a força aérea brasileira está adquirindo da Suécia. Esse foi outro pronto de destaque na reunião. Nós temos tudo para consolidar Anápolis como esse polo de defesa, enfatizou.

O presidente Anastacios apresentou ao ministro o histórico do projeto de Anápolis explicando que começou pequeno e foi crescendo gradativamente graças às informações da escola superior de guerra, também informou a Raul Jungmann que a organização e mobilização protagonizada pela ACIA em prol do polo de defesa já aconteceu anteriormente para implantação do distrito agroindustrial de Anápolis (DAIA).

Jungmann sugeriu que inicialmente seja criado um eixo de comunicação voltado para a base industrial de defesa e que sejam realizadas feiras e eventos relacionados ao tema, além da formação de articulações com as áreas de tecnologias. Ações que já estão no cronograma de ações do comitê organizado pela ACIA. Em breve, representantes do governo estadual deverão se reunir com o secretário de produtos de defesa do ministério, Flávio Basílio, para uma maior aproximação.

No final de setembro, o conselho deliberativo da superintendência de desenvolvimento do centro-oeste (SUDECO) aprovou, a proposta feita pelo ministério da defesa para permitir o financiamento de indústrias de defesa com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDO). “à aprovação pela SUDECO de financiamento voltado para defesa vai ao encontro da intenção de tornar Anápolis um grande polo”, comentou o ministro.

Jungmann também lembrou que as empresas que forem consideradas estratégicas de defesa também contam com benefícios previstos em lei, como regime especial tributário e um fundo do banco nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDES).

A comitiva de goiás, além do governador Marconi Perillo e do presidente Anastacios, contou com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o Deputado Estadual Carlos Antônio Costa (PSDB); Alexandre Baldy (Ministro das Cidades); o Deputado Federal Jovair Arantes (PTB/GO); e o Secretário de Desenvolvimento de Goiás, Francisco Pontes; o consultor da área de defesa da ACIA, Coronel Jorge Colpo; o assessor institucional da ACIA Adimir Lucheti; o diretor de meio ambiente da ACIA, Baltazar Santos; o advogado Sostenes Arruda e o radialista Lucivan Machado.

Fontes: defesa.gov.br / goiasagora.go.gov.br