ACIA se reúne em encontro virtual com Governador de Goiás

ACIA se reúne em encontro virtual com Governador

Na quarta-feira, dia 30/03, aconteceu uma reunião virtual entre representantes do Governo Estadual e representantes do comércio e indústria de Anápolis. Estavam presentes: o Presidente da ACIA, Álvaro Otávio Dantas Maia; o Presidente da FIEG Regional Anápolis, Wilson de Oliveira; o Governador do Estado de Goiás , Ronaldo Caiado. Participaram também da reunião: Cristiane Alkimin Junqueira Schimidt, Secretária da Fazenda de Goiás; Renata Lacerda Noleto, Superintendente de Política Tributária; Cesar Moura, Secretário da Retomada do Estado e Rivael Aguiar Pereira, Presidente da Goiás Fomento.

Em síntese, foram discutidas reivindicações dos empresários anapolinos, soluções e orientações para o período pós-lockdown, que inicia-se hoje, dia 31/03/2021, na cidade de Anápolis. Foi estritamente recomendado pelo Governador a necessidade de conscientização de cada um para que se evite o número de contaminações e mortes.

A autorresponsabilização de cada cidadão impactará na curva de contaminados do município, o que definirá os próximos passos da Administração Pública para manter o comércio e indústria abertos ou determinará o seu fechamento nos próximos dias. Porque, com base científica, um dos critérios a ser observado para o Decreto de Lockdown é a abertura de leitos de UTI e toda sua estrutura hospitalar que demanda. Sendo assim, manifesta-se que os cuidados devem continuar, quais sejam: distanciamento social, uso de máscaras adequadas como a N95, uso de álcool gel e demais medidas de higiene. O Governador ressaltou ainda, que continuam proibidas as aglomerações e festas clandestinas, que serão fiscalizadas e multadas.

Foi discutido que Anápolis desde o início da pandemia deu exemplo de patriotismo ao receber brasileiros vindos de Wuhan. E continuando, nesse atual momento, especialmente os empresários da cidade devem compreender a necessidade extrema de cumprir todos os protocolos de prevenção. Uma vez que, aqueles que puderem, devem criar soluções inteligentes dentro do seu ambiente para diminuir contaminações, como é o caso de algumas empresas que passaram a disponibilizar transporte exclusivo para seus funcionários.

O Governo Estadual vem se aproveitando da tecnologia para gerir que o isolamento daqueles que testaram positivo seja feito com eficácia. Por exemplo, se o indivíduo testar positivo, há a comunicação de dados pelo sistema e o seu cartão SITPASS é bloqueado. A Administração Pública Estadual também vem distribuindo máscaras nos Terminais urbanos e aos entregadores de aplicativos, incluindo Anápolis.

Já em se tratando de tributos, foi citado que está prorrogada a data do Refis para empresas e também o calendário de pagamento do Simples Nacional. Para socorrer os mais necessitados, foi anunciado a compra de 250 mil cestas básicas a serem distribuídas para todos os municípios de Goiás. E citado como grande destaque para salvar empresas goianas, o empréstimo a juros 0% subsidiado pelo Governo Estadual (o Goiás Fomento, em que a ACIA é correspondente em Anápolis), pretende trazer um alívio ao pequeno e microempresário goiano. Se quiser saber quais são os requisitos e o processo, entre em contato conosco através do telefone: (62)4014-7000.

A ACIA defendeu que os órgãos representantes dos empresários anapolinos, possam estar mais presentes nas decisões futuras de lockdown, para que possam se planejar e não sejam pegos de surpresa.

Foi marcada uma reunião virtual para o dia 07/04/2021 com o Secretário da Retomada do Estado, Cesar Moura e Rivael Aguiar Pereira, Presidente da Goiás Fomento. Será transmitida por redes sociais da ACIA e/ou canal do YouTube. Em breve divulgaremos mais informações.